quinta-feira, 24 de maio de 2012

LEIS E DEVERES


MARIDOS E SEUS DEVERES
A Infidelidade conjugal tem sido nos dias de hoje a causa de muitos casamentos serem destruídos (ou em outras palavras a ruína de muitos lares). Sempre há atrás da pessoa infiel uns problemas pessoais, que não é tratado, nem solucionado entre ambos. Como por exemplo: A falta de afetividade (carinho) uma vingança, e outras coisas mais. O casal que quer ter um lar feliz deve se preocupar com o seu casamento aprimorando o seu relacionamento a cada dia, tentando resolver suas dificuldades, quando não conseguir entre ambos busque ajuda na igreja ou junto aos seus lideres. Se o casal souber administrar bem o seu casamento as demais coisas nunca irão existir. Como maridos tementes a Deus, recebemos os nossos deveres para com as nossas mulheres dados diretamente por Deus. ((Gn 2:23-24); “Seja bendito o seu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade”. Pv 5:18; Ec 9:9; “Vós maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Ef 5:25; 1 Pe 3:7; “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher.” Mc 10:7; “Se porém, se apartar, que fique sem casar, ou que reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” 1 Co 7:11).
É dever do marido ter uma só mulher.

 “Todavia, aos casados, mando não eu, mas o Senhor, que a mulher (ou o homem), não se aparte do marido (ou da esposa), se, porém, se apartar que fique sem se casar, ou então que se reconcilie. Com o marido (esposa) e que o marido não deixe a sua esposa”...

 O que o Espírito Santo nos mostra nesta mensagem é que os casais não percam a sua salvação; e, que o povo de Deus não venha seguir os costumes do povo do mundo, que se separam por quaisquer briguinhas. (1 Co 7:10-11)...

 É Dever Do Marido Respeitar A Sua Esposa.
 Vivei a vida do lar com discernimento; e tendo consideração para com vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso é que sois juntamente com ela herdeiros da mesma graça de vida, e para que não interrompam as vossas orações”. (1:Pe 3:7) —

 Isto que dizer que o homem tem que viver em perfeita união com a esposa para que as orações não sejam impedidas de chegarem aos céus.

É DEVER DO MARIDO AMÁ-LA. ‘Maridos amem vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e entregou a si mesmo por ela”( Ef 5:25).—O Marido tem por obrigação amar sua esposa como ama a si mesmo, se possível morrer em seu lugar e nas horas dos seus sofrimentos deve sofrer com ela, chorar como ela, e deve está sempre do seu lado.

É DEVER SER FIEL.“E perguntais porque? O Senhor foi testemunha da minha aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com qual tu fostes desleal sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança” (Mc 2:14-15)—ninguém com um resto de bom senso faria como fez um patriarca que buscou filhos fora do casamento. (Abraão).

É DEVER VIVER COM ELA TODA A SUA VIDA. Respondeu Jesus: ‘Assim não são mais dois, mais uma só carne, portanto o que Deus juntou não o separe o homem” (Mt 19:6)—a intenção de Deus não é só que os casais fiquem juntos, mas que também haja uma plena união no corpo e na alma, ou seja no físico e no espiritual. Com um amor verdadeiro. Lembre-se que esta união só pode ser desfeita se houver um caso de flagrante de adultério com três testemunhas ou mais. No caso do divorcio ou o segundo casamento, não é condenado por Deus, masssss. O que vale para Deus é o primeiro. Lei-a a historia de Moisés e de Abraão, o casamento que valeu para Deus foi o primeiro. O próprio Jesus não condena o divorcio apenas diz que é, porque os homens são desobedientes as ordens de Deus.

A ORDEM É QUE NÃO SE SEPARE.

É DEVER DO HOMEM VIVER COM A ESPOSA MESMO QUE ELA SEJA INCRÉDULA. “Aos mais digo eu, não o Senhor, se algum irmão tiver uma mulher incrédula e esta consente em morar com ele, não a abandone” (1Co 7:12)—eu, porém, afirmo pela a bíblia sagrada que se você, teme a Deus não abandone os mandamentos do SENHOR JEOVA...Aleluia.

OS DEVERES DA ESPOSA.

 Deus estabeleceu um padrão de autoridade dos maridos dentro da família. E todos os membros (mulheres e filhos) então debaixo desta autoridade que é a cabeça da família apontada por Deus. “Como Cristo é a cabeça da igreja” assim o marido é a cabeça da família (1 Co 11:3; Ef 5:23). As esposas devem ser submissas aos seus maridos, da mesma forma como são ao Senhor Jesus Cristos, respeitando sua posição de líder e acatando suas decisões desde que não sejam contrarias aos preceitos divino. Assim como os maridos às esposas também receberam os mandamentos de Deus. (Et 1:20; Pv 31:27; “Todavia, aos casais, mando, eu não, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido”. (1 Co 7:10; Ef 5:22) “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor” (Cl 3:18) “Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.” 1 Tm 3:11; “Para que ensinam as mulheres novas a serem prudentes a amarem seus maridos, e amarem seus filhos.” Tt 2:4; 1 Pe 3:1).

É DEVER DA MULHER SER SUBMISSA. “De sorte que assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas aos seus maridos” (Ef 5:24)—a submissão aos seus maridos, é uma forma de carinho e de entendimento, para com os seus maridos e quando submetem-se a isso, há um resultado de harmonia e paz no lar.

É DEVER SER RESPONSÁVEL. “Da mesma sorte, quanto as mulheres, é necessário que sejam responsáveis, não maldizentes, temperantes e fiel em tudo”.

É DEVER SER SERIA NO SEU VIVER. “As mulheres idosas, semelhante, que sejam sérias no seu viver, como convém as santas” (Tt 2:3) A mulher deve apresentar um modelo de seriedade para com todos os que vivem ao seu lado, dando como exemplo um bom testemunho de vida cristã.

É DEVER AMAR OS SEUS MARIDOS. “Para ensinar as mais novas a serem prudentes, a amarem a seus maridos” (Tt 2:4).
É DEVER REVERENCIÁ-LO. (EF 5:33).
É DEVER SER-LHES FIEL. E da mesma sorte a mulher ao marido (1 Co 7:3-10).
É DEVER PERMANECER COM ELE DURANTE TODA SUA VIDA. (Rm 7:2-3) Para que o casamento seja feliz, é preciso que tanto o marido como as esposas reconheçam as suas posições, estas não são determinadas apenas pelos os costumes do casamento, mas estão delineadas na própria palavra de Deus (a saber, a Bíblia).Agindo assim estão em harmonia com a qualidade que Deus implantou no homem e na mulher. Quando os criou; sabendo como Ele criou o homem e com que o objetivo. Deus registrou na sua palavra; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo; Isso significa que o marido deve assumir o lar, planeja as atividades da família e assumir as responsabilidades pelas as decisões finais, mas isso não o autoriza a reger sua família com rispidez e Crueldade, embora muitos homens tenham exercido está função de modo desonroso, os maridos cristãos devem evitar esse modo, devem estudar cuidadosamente como Cristo exerce seu poder sobre a igreja e daí seguir seu exemplo. O inimigo de nossas almas vem de mansinho para no tirar a paz, a harmonia e a felicidade que reina em nossos lares através de Cristo Jesus, tentou Adão e a Eva no jardim do éden oferecendo-lhes o pecado em forma de maçã; resultado eles perderam as bênçãos determinadas por Deus, trazendo a maldição a toda humanidade; ao cederem ao pecado, com isso o homem tem que trabalhar para levar o sustento para sua família. A mulher sofreria dores terríveis ao dar a luz a uma criança. A terra passou a depender das águas das chuvas para darem os seus frutos. A serpente seria esmagada a sua cabeça até que venha morrer, não podia mais falar e nem andar assim ficaria rastejando pelo o resto de sua vida miserável, portanto não é bom desobedecer aos mandamentos do Senhor Jeová. Chegar de quando um errar por a culpa no outro, Adão pôs a culpa em Eva e vice versa. Mais o bom de tudo isso é que Deus enviou o seu filho Jesus para nos livrar de todo pecado e engano. Que o Deus de misericórdia seja com os maridos e as esposas, hoje e para sempre. Amém.

AFINALIDADE DO SEXO.

Quando Deus criou o mundo deu uma destinação definida a tudo quanto criou. E em particular o sexo do ser humano, tinha seus objetivos bem claros, quanto esta pratica a ser desempenhada pelo homem. Ao lemos a sua palavra podemos verificar os aspectos seguintes como finalidade do ato criador da sexualidade humana.
A PROCRIAÇÃO.
O que o texto bíblico deixar bem claro referente à procriação é, que deve ser feito com inteligência e responsabilidade. Ao que se refere a: “Crescei e multiplicai”. Não é saindo enchendo a casa de filho, todo ano um filho, por exemplo: Sem saber como irar criá-lo. Um dos objetivos dado ao homem na vida sexual é a responsabilidade. O fato da explosão demográfica, (ou seja, encher o mundo) não anula este propósito de forma alguma. Se o homem for mais racional na prática, estará evitando os problemas que vemos no mundo atual. O sexo sendo uma ordem direta de Deus pode e deve ser também racionada nos termos de uma limitação natural e necessária ao bem-estar do ser humano sem que para isto precise impedir a existência de muitos que já estão vivendo neste mundo, ou que venha impedir a entrada de outros que estão para nascerem.

O COMPANHEIRISMO.

O texto sagrado diz que o homem não pode viver sozinho. Isto mostrar bem claro a intenção de Deus quando deliberou criar uma companheira para o homem. O que não seria apenas uma companheira externa. (tipo aquela que só serve para cozinha, lavar, passa, e faz o trabalho domestico). Mas objetiva (aquela que está presente no dia a dia do marido), ou seja, uma que fosse ao mesmo tempo objetiva e subjetiva, que o envolvesse tanto por dentro como por fora, e foi o que aconteceu de fato na vida de ambos. (Gn 2:18-24). Os casais de um modo geral precisam redescobrir-se para que serve a sua vida sexual, para poder administrá-lo dentro do modelo correto que é à vontade do criador que nos conhece em toda profundidade (Sl 139:1-24). Não é bom que o homem vivo sozinho, principalmente no ministério da igreja.

RENÚNCIA PESSOAL

Nos casos em que o homem abriu mão dos direitos sexuais que estão inerentes em sua essência como os eunucos, os celibatários e outros se houver, temos exceção e não regra, mesmo do ponto de vista de Deus. O apóstolo Paulo percebeu muito, bem a profundidade deste relacionamento ao dizer que o homem, que tenha encontro sexual com meretriz, forma um corpo com ela. A vida sexual pode terminar com a serventia do homem que resolve renunciar os desígnios de Deus. O homem pode dispor de sua vida como quiser contanto que a sua decisão seja para glorificar o nome de Deus e edificar sua vida nas dimensões física e espiritual. A palavra de Deus fala de casos de dedicação em que seres humanos deliberaram abrir mão de suas possibilidades procriativas e mesmo dos relacionamentos afetivos já mencionados. (Mt 19:8-12). Muitos têm encerrado sua vida sexual como medida de santificação ou dedicação á causa de Deus.

ALTERNATIVAS ERRADAS PARA O USO DO SEXO

 Por Ser um talento com grande grau de potencialidade natural o sexo fossa o homem a buscar certas alternativas a fim de viver experiência na sua vida sexual. Por caminhos errados.

COMO MEIO DE PRAZER. Quando os homens são voltados para o uso do sexo somente como forma de prazer, pecam contra a natureza própria e a de Deus. Se o sexo for encarado assim ele passa a ser o caminho de destruição do próprio elemento que julga está sendo engrandecido com esta prática do uso do sexo. Um exemplo são os freqüentadores de ambientes onde se prática o jogo da sexualidade, esses perdem uma excelente oportunidade para ter um futuro feliz e próspero, não com o jogo do sexo, mas com a firmeza e os deveres conjugais. (Pv 6:20-35). O corpo por si mesmo não tem poder algum para pecar. Porém há uma lei que opera sob a força do pecado em todos os homens. Essa é a lei do pecado que opera nos membros do corpo para fazê-lo pecar (Rm 6:6-23). Deus estabeleceu leis naturais para o corpo. Essas leis governam a vida física de cada ser humano, atuando nos instintos de cada um. (os instintos são forma de energia emotiva da alma) e isso aconteceu com a queda adâmica que afetou a natureza humana. Quando perguntamos o que significa pecar contra com o corpo? A resposta é significativa, transgredir as leis imposta pelo criador. O pecado é manifestado no corpo através dos instintos, ou seja, (os sentidos) como: Visão, audição, olfatos, paladar e tato. Esses instintos do corpo são distintos uns dos outros, mas exercem função pelo quais levam o corpo a pecar, e assim levam a alma e o espírito que são influenciados pelo os instintos do corpo a pecar.


A IDOLATRIA DOS CORPOS, TANTOS FEMININOS COMO MASCULINOS.

 Cada um vós saiba possuir sua esposa, em santificação e honra; não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus” (1 Ts 4:4-5). A palavra concupiscência no original do grego que dizer “skeuos”, mas temos algumas versões que traduzem a palavra “vaso” o possuir no grego significa procurar para si mesmo. Há uma forma de sublimação do sexo que tem sido muito usada através dos séculos, é a prática do endeusamento por parte do homem de um modo muito abstrato que gera de igual modo na vida da mulher o que perde a perfeição do poder sexual tanto de um como de outro. O sexo não foi feito para ser adorado por ninguém, mas para cumprir uma função determinada por Deus, e se alguém o eleva a outras considerações e dimensões que não seja de sua natureza, de igual modo peca contra sua administração. Aos olhos de todos que conhecem bem as funções do sexo humano. Não devemos cair no erro do chamado “amor platônico” que é uma pratica do contemplativo do corpo da mulher, uma imaginação daquela que dificilmente será alcançada pelo amante admirador. Em amor deste tipo o sexo tornasse falho porque não acontece o que é natural no amor do casamento, não com dimensão erótica o que leva filia. O bom uso do sexo parece-me ser também de natureza oblativa quando há entrega e posse recíproca dos objetos amados. A idéia de uma mulher ser posta como em um altar para ser adorada (ou venerada) nunca fez parte dos planos de Deus tanto dentro como fora do casamento. (Ct 2:16)

O SEXO FORA DO CASAMENTO.

 Ao pensar que alguém propõe como alternativa o sexo fora do casamento para resolver os problemas diários dos conjugues, com encontros amorosos. Nos deixa estarrecidos, mas lamentavelmente tem acontecido no meio evangélicos. Quantos maridos tem sido péssimos dentro dos seus lares na sua função sexual, dando maus exemplos: Vivem buscando o sexo fora do lar, deixando a família no desespero e sofrimento por não entender a causa e as conseqüências de tal comportamento. A serventia do sexual do esposo e da esposa tem de ser entre os dois e não fora, a infidelidade de muitos vem gerando dificuldades sociais e domésticas nesta área que, embora complexa, dela não podemos fugir. O adultério é uma degradação moral e espiritual. Estamos vivendo o fim de tudo neste mundo vil.

QUANDO FALTA DE SABEDORIA DO CÔNJUGE: “Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar”.(1Co 7.5). O sexo é uma prática que deve ser normal no seio do casamento, sua ausência por algum tempo, necessita do consentimento do cônjuge. Infelizmente, a falta de sabedoria tem encontrado lugar em muitas vidas e regras quanto à freqüência das relações sexuais são inventadas e determinadas como lei, a conseqüência é o surgimento de intrigas, que abrem brechas para a ação do maligno; este possui em suas mãos todo um universo de sexo a oferecer. Irmãos queridos ouçam as palavras ungidas do Apóstolo Paulo e deixem que o óleo do Espírito Santo seja derramado sobre vossas vidas. A palavra adultério é usada também, figuradamente para exprimir a infidelidade do povo eleito para com Deus. A pratica do sexo é restrita aos casais casados. Os solteiros que mantém uma vida sexual ativa estão em pecado e são destituídos da glória do Senhor. O mandamento do Senhor para conosco é que sejamos santos! Firmes! (“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” Ef 6.13) o suficiente para não sermos abalados por nada que se levante contra a vida, enquanto, passamos por esta terra. Os costumes comuns aos filhos dos homens, jamais deve, encontrar lugar na vida dos filhos de Deus. “Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.” Rm 8.37-39.)

O AUTO-EROTISMO.

Esta também é uma alternativa problemática para a vida sexual do homem. Há um grande numero de elementos que julgam isto como algo natural, como há alguns que pensam ao contrario. De um modo geral teremos de avaliar as coisas a luz dos ensinamentos bíblicos porque se todo vicio carnal é pecado contra o homem e contra Deus, então o auto-erotismo, seja de que qualidade e intensidade forem, e é contrario a boa serventia do sexo e do corpo como já temos estudado. Ao criar a mulher, certamente a economia divina procurava com antecedência soluciona os problemas que surgiriam no futuro da vida humana. O problema é que segundo alguns o fenômeno do auto-erotismo pode levar a prejuízos de saúde na vida do homem que durante sua adolescência descobriu e usou demais essas possibilidades somáticas. A sexualidade é algo mais complexo e profundo do que parece a primeira vista. O ser humano tem a rigor muitas chances de acertar na totalidade, mas pode buscar uma vida de dedicação e consagração plena ao serviço de Deus para que gaste o tempo e suas energias no serviço cristão eficiente visando à consagração de todas as áreas de sua vida, pois esta é também a vontade do Senhor para com a sua criatura. O auto-erotismo pode ocupar a mente dos praticantes, cobrindo-lhes todos os espaços a ponto de prejudicar seus relacionamentos com Deus. É a rigor uma forma de adultério, e, portanto, um dos meios pecaminosos de usar as potencialidades sexuais implantadas na natureza do homem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário