O ANTIGO PACTO

Quero começar falando da diferença entre o antigo e o novo Israel, por que Deus deu a antiga lei: O povo vivera 430 anos debaixo da escravidão, longe do antigo pacto ou aliança, que Deus havia feito aos patriarcas, como: Noé, Abraão, Isaque e Jacó. Estes homens foram cumpridores da antiga aliança que havia feito com Deus, por motivos referentes aos projetos de Deus eles foram levados para o Egito, primeiro Deus se revelou a José através de sonhos e esses sonhos não compreendidos pelos seus irmãos os levaram a viver uma vida de esquecimento e angustias em uma terra distante. Esquecidos não por Deus e sim pela sua falta de fé na aliança que Deus fez aos seus antepassados. Com eles Deus não impôs uma lei dentro da aliança e sim um pacto, uma promessa desde que eles não se afastassem da aliança que haviam feitos com Deus, não encontramos leis de morte para quem não cumprisse este pacto, não havia qualquer outra lei a não ser a de guarda esta aliança que haviam feitos, havia sim advertências para não quebrar este pacto. Noé em guardar este concerto ou pacto ou aliança, achou graça diante de Deus, foi escolhidos para perdurar a raça humana juntamente com os seus familiares.
O Pacto para salvar Noé e sua família.

Gn 6.18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
A bíblia nos diz que não havia aliança entre o homem e Deus...
Porém a terra estava cheia de corrupção e Deus não estava alegre com a má conduta do ser humano...
Então resolveu criar uma nova nação de escolhidos...
E os escolhidos foram Noé e sua família e fez a primeira promessa ou pacto a Noé dizendo: (EspaçoReservado1)estabelecerei o um pacto contigo...
A aliança se estende de Noé até seus descendentes, ou seja, nós.

Gn 9.9 Eis que eu estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós.
Que se dividi em três partes:
1º Nunca mais a terra será destruída por um grande diluvio.
2º A terra não deixaria de ter estações climáticas.
3º colocaria um arco íris para nos proteger e nos avisar nos céus... Isso quer dizer que nenhuma alma morrerá.

Porque este pacto...

Na historia de Noé encontramos duas grandes inundações trágicas. O mundo nos dias de Noé estava inundado pelo o mal. O número dos que se lembravam do Deus da criação, o criador perfeito e o pai amoroso estava reduzido a penas uma pessoa Noé. Noé foi o único que restara entre toda criação que adorava a Deus. A resposta de Deus a esta situação critica foram 120 longos anos dando-lhes uma chance, durante os quais Noé continuou pregando e construído o enorme barco sobre uma terra seca, mas firme para estabelecer o tempo de Deus. Este pacto ou aliança significava através da obediência completar um compromisso com um projeto que Deus havia posto em suas mãos a longo prazo. Muitos de nós enfrentamos problemas ao realizar projetos, sejam estes dirigidos por Deus ou não. E o mais interessante que a duração da obediência de Noé neste projeto foi maior do que a vida de muitas pessoas nos dias de hoje (120 anos). O único projeto em longo prazo comparável a este é a nossa própria vida. Aqui está o grande desafio que a vida de Noé nos ensina – Viver, na aceitação da graça de Deus, uma vida inteira de obediência e gratidão. Através deste pacto encontramos os pontos fortes e fracos de Noé, como também lições de vidas.

Informações essenciais:
Sua Ocupação...
Noé foi Fazendeiro, construtor de barco e pregador...
Teve três filhos: Sem, Câm e Jafé...
Neto de Matusalém e filho de Lameque...
Foi o único seguidor de Deus que restou de sua geração...
Foi o segundo pai da raça humana...
Foi um homem de paciência, constância e obediência...
Foi o primeiro e mais importante construtor de barcos...

Suas fraquezas e erros: ficou bêbado e desconcertado diante de seus filhos...
Lições de vida: aprendemos que Deus é fiel para aqueles que lhe obedecem...
Deus não nos protege sempre do problema, mas cuida de nós a respeito do problema...
A obediência é um compromisso a longo prazo. Que o homem pode ser fiel, mas sua natureza pecaminosa sempre o acompanha. A historia de Noé termina assim... Assim fez Noé, conforme tudo o que Deus lhe mandou; assim o fez. [Gn 6.22].
VENHA ASSISTIR UM DE NOSSOS CULTOS: 4ª 6ª E DOMINGO AS 19. hs
IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS TABERNÁCULO DE DAVI.
RUA ATAULFO ALVES 135 - CANTÃO - SANTA RITA N.I -RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário