quinta-feira, 24 de maio de 2012

RAIVA PRA QUE?

 
Posted by Picasa

Raiva: Como Combatê-la

Raiva. Quase sempre reprimida, a raiva é legítima e precisa ser expressa de maneira honesta, se você quiser preservar sua saúde física e mental. Rir e Ter Calma é Um Santo Remédio.
Os dentes cerram, o coração acelera, o sangue ferve, o rosto fica vermelho e temos vontade de gritar e, às vezes, até mesmo de pular no pescoço do outro. Atire a primeira pedra quem nunca sentiu raiva, É u
O que é a raiva? Uma emoção quase sempre reprimida ou disfarçada para não parecermos destemperados.
"Raiva não é agressividade e nem hostilidade, são emoções diferentes", Ligadas à Gastrite e à Esofagite.
“Quando mal trabalhada, pode ser expressa por comportamentos agressivos ou hostis".
Desde crianças somos ensinadas que a raiva é uma emoção negativa, pecaminosa e típica de pessoas mal-educadas.
Também acreditamos que se demonstrarmos nossa irritação, ninguém irá gostar de nós. Ou ainda que possuímos algo de ruim que precisa ser contido, do contrário seremos capazes de machucar ou até de matar alguém. A raiva é um sentimento natural a todo ser humano e até pode ser benéfica.
Na realidade, esse sentimento está relacionado a uma manifestação de força e energia, cuja principal função é expressar que algo não está bem, impulsionando-nos a buscar mudanças.
"A partir do momento que um evento ou uma pessoa nos fere além do aceitável, vivenciamos um mal-estar que pode variar de uma sensação de aborrecimento, irritação até uma explosão de ira e fúria".
"A partir do momento que um evento ou uma pessoa nos fere além do aceitável, vivenciamos um mal-estar que pode variar de uma sensação de aborrecimento, irritação até uma explosão de ira e fúria".
Emoção benéfica
Seja como for, é bom lembrar que a ira é um sentimento natural a todo ser humano e até pode ser benéfica se for expressa na medida certa. Isso porque nos ajuda a impor limites.
"A raiva é um fenômeno universal, tão natural quanto a fome, a solidão, o amor ou o cansaço.
A capacidade de sentir e de reagir de alguma forma a esse sentimento faz parte de nós desde que nascemos", afirma o psiquiatra e psicanalista americano Theodore Rubin.
Os argumentos acima vêm comprovar uma verdade: a ira é legítima e até saudável quando dentro de limites aceitáveis. O que muita gente não sabe, é que essa emoção tão discriminada possui aspectos muito benéficos: "Durante muito tempo, o lado bom da raiva foi negligenciado.
Mas desde o surgimento da psicologia positiva, há 12 anos, compreendemos que ela tem características salutares que hoje já estão cientificamente comprovadas"
Segundo a especialista, diversos estudos demonstram que nos momentos de fúria ativamos regiões cerebrais relacionadas ao desejo, o que nos ajuda a focar nossas atitudes e a atenção em necessidades imediatas.
"Há uma crença deturpada de que quem tem inteligência emocional não manifesta a raiva, principalmente no ambiente de trabalho. Mas há formas e formas de demonstrar a insatisfação.
Pontuar que algo não nos agradou não tem nada a ver com ser rude ou grosseiro", afirma.
Quando temos consciência do que nos incomoda, conseguimos nos relacionar melhor com os outros. Mas, quando vivemos engolindo sapos, corremos o risco de explodir a qualquer momento, perdendo o controle de nossas emoções e descontando no primeiro que passar pela frente.
Soluções que funcionam
Veja sete ideias para lidar com a raiva de maneira assertiva:
1 Encare as situações geradoras da raiva;
2 Reduza a emoção usando o pensamento consciente;
3 Reconheça os sentimentos dos outros e os seus;
4 Não fique se justificando nem coloque a culpa no outro;
5 Não deprecie a si mesma nem ao outro;
6 Administre a crítica, transformando-a em feedback;
7 Procure um acordo e a solução.
Fique calmo (a) para você recarregar as energias. Seu corpo é uma máquina e, para funcionar, precisa de bom combustível, e a raiva não é este combustível.
Ficar em silêncio é, acima de tudo, a melhor maneira de recarregar as energias.
Um pouco de silêncio só faz bem
Não precisa começar essa experiência pelo salão de cabeleireiro, combinado? Até porque ficar em silêncio não significa apenas ficar de boca fechada ou deixar de escutar qualquer tipo de barulho. É, acima de tudo, aquietar a mente, e é aí que mora a grande dificuldade.
Em tempos de sustentabilidade, para cada lado que se olhe tem alguém pedindo para você economizar, apagar a luz e subir até o apartamento pelas escadas. Se tem tanta gente preocupada com a energia do planeta, será que você não deveria estar especialmente atenta à sua própria? Nesses períodos em que tudo parece um grande sacrifício, o melhor é tentar puxar o freio de mão e cuidar da Ecologia interior. Pense em seu corpo como uma máquina, que precisa do combustível de qualidade para fazer bom uso da energia.
A boa notícia: ele é flex fuel, ou seja, há várias formas de alimentá-lo bem. Conheça agora algumas dicas de como melhorar sua vitalidade.
"Hoje somos constantemente atraídos por estímulos externos". "Acreditamos que nossa felicidade está fora da gente.” Por isso, o caminho mais curto, e nem por isso mais fácil, para silenciar a mente é voltar-se para dentro de si mesma. Um bom jeito para começar é sentar-se em um lugar calmo e prestar atenção na entrada e na saída do ar. "Mas é preciso saber que esvaziar a mente é um processo que requer treino. Não é da primeira vez que a pessoa vai conseguir. Mas, com o passar do tempo, ficará mais e mais fácil", E você será capaz de sentir os prazeres e os benefícios dos momentos de quietude em sua vida.
Um pedaço de chocolate não faz mal a ninguém.
Confesse você não esperava por essa desculpa para seu pequeno pecado. Mas é verdade. O doce, delicioso e nobre produto do cacau, é rico em triptofano, que tem o poder de melhorar o humor e a disposição ao estimular a produção de serotonina no organismo.
"A substância provoca no organismo reações parecidas com aquelas que aparecem quando estamos apaixonados".
Alguém já viu um apaixonado reclamar de falta de energia? E por falar em paixão, o chocolate ainda por cima deixa o coração tinindo, segundo uma pesquisa fresquinha publicada pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Associação Americana de Química. Ela demonstrou que o alimento faz aumentar no organismo os níveis de HDL, o chamado colesterol do bem.
Mas cair de boca no marronzinho pode fazer mal para a silhueta e, consequentemente, para a energia: 100 gramas têm mais de 500 calorias. "Para ficar somente com os benefícios sem perder a forma, prefira o chocolate amargo, que contém maior quantidade de triptofano e menos açúcar e gordura", afirma a especialista.
Foco no umbigo
Alto lá! Não vá se achando o centro do mundo, estamos falando de outra coisa. "Melhorar a energia nada mais é que elevar sua frequência. Emoções e pensamentos negativos têm uma frequência pesada. Para aumentá-la é preciso estimular pensamentos positivos e sentimentos como amor, compaixão, alegria".
Cabeça nas nuvens
Quando o combustível começa a acabar, a primeira a sentir os efeitos é a cabeça. Uma automassagem é capaz de recuperar os níveis de energia. Massageie o topo da cabeça e o couro cabeludo com movimentos circulares usando os polegares até a região da nuca. Finalize puxando levemente os fios.
Rir é um santo remédio
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Saúde Oak Crest, em Loma Linda, na Califórnia, comprovou os benefícios de uma boa risada. Os níveis de três dos principais hormônios envolvidos no estresse e na queda de energia diminuíram sensivelmente quando os voluntários achavam algo engraçado. Os de cortisol caíram 39%, os de epinefrina 70% e os de dopamina 38%. E o mais curioso é que esse efeito aparece antes mesmo de o fato engraçado ser mostrado aos voluntários. Só de saber que iriam assistir a algo cômico, seu metabolismo já começava a mudar. Portanto, se não gostou da piada aí de cima, encontre uma melhor, mas não deixe de rir.
Apreenda realizar seus sonhos
Para conquistar aquilo que você almeja na vida pessoal, profissional e familiar, é necessário ter auto-motivação. Avance em busca de seus desejos!
1. Encare desafios
"Diante de um problema, crie possibilidades em vez de ficar se justificando". Isso vale para qualquer dificuldade que a gente enfrente, seja em casa ou no trabalho. Na base do raciocínio para ir atrás de alternativas que resolvam uma situação deve sempre estar à pergunta básica: estou exercendo a minha vocação?
Quando a resposta é sim, vale a pena ir adiante. E prepare-se para que coisas muito boas aconteçam, "superar desafios nos leva a grandes realizações".
Hora de se motivar: converse com as pessoas mais próximas e pergunte se elas perceberam seu desânimo em determinadas situações. Sua mãe, seu marido e até uma amiga bem próxima conseguem fazer essa interpretação. "Muitas vezes, é preciso dar um passo para trás, ir com mais calma ou postergar os planos para alcançar a felicidade plena", Nem tudo acontece como planejado, mas nem por isso você deve desistir. Afinal, você está lutando por sua felicidade.
2. Enfrente o medo
As situações conhecidas nos trazem conforto e segurança, sensações importantes para nos dar tranquilidade e recarregar nossa energia. Por outro lado, o habitual pode gerar acomodação, pois nosso maior estímulo é a novidade.
Hora de se motivar: assim como você deve lutar para não perder o que conquistou, liberte-se do medo de não tentar algo novo. Mas não vá na louca: "Monte uma estratégia", Por exemplo: "Para pedir um aumento, veja a melhor forma de abordar seu chefe e mostre suas responsabilidades, metas e prazos cumpridos".
3. Seja curiosa
O trabalho de um cientista é movido pelo interesse em descobrir o novo. Sem esse combustível, grandes invenções teriam passado despercebidas. "Os curiosos são mais receptivos ao mundo, a coisas diferentes”.
Hora de se motivar: que tal se desafiar, diariamente, a aprender algo? Pode ser visitar um restaurante que acaba de abrir, fazer uma nova amiga, ler sobre um assunto diferente. Esse é um exercício que mantém acesa a curiosidade, e quanto mais você aprende, mais alternativas tem diante de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário